Financeiro / Contabilidade

+55 (54) 9 9173-0407

Marketing

+55 (54) 9 8128-6069

Comercial

+55 (54) 9 9636-3926

Engenharia / Arquitetura

+55 (54) 9 9115-2357

Compras

+55 (54) 9 9274-1480

Jardim Sensorial

Jardim Sensorial

em 15 de janeiro de 2022 |

Um jardim sensorial, se difere do tradicional pela capacidade de proporcionar diversos tipos de sensações que promovem bem-estar e estimulam nossos sistemas sensoriais. Estes sistemas são nossos 5 sentidos, que quando estimulados, causam uma interação social que podem nos conectar com lembranças passadas, aflorando sentimentos de alegria, angústia ou até mesmo saudade de algo que nos marcou. E, ao mesmo tempo, pode nos trazer sensações de calma, prazer, tranquilidade e bem-estar, proporcionando uma experiência rica e terapêutica aos frequentadores.

Este tipo de jardim é um espaço que mescla as mais variadas texturas, cheiros, sabores e cores. Desta forma, não só a visão pode ser estimulada, como todos os outros sentidos. Um exemplo disso são os caminhos, que podem possuir trechos com folhas, grama, pedras e cascas, que estimulam o tato e a audição, nos proporcionando diferentes sensações ao caminhar.

A variedade de plantas é extremamente importante no jardim sensorial. Quando utilizamos plantas aromáticas como alecrim, tomilho, cidreira e plantas com flores perfumadas como jasmim, orquídeas, lavandas e gardênias estamos criando um ambiente de múltiplos aromas que estimulam o olfato e podem despertar os mais variados tipos de sentimentos.

Além destas, algumas plantas podem ser degustadas ativando nosso paladar, como os temperos, manjericão, orégano, salsa, sálvia, manjerona, hortelãs e também as que produzem frutos, como morangos, maracujá, tomatinho cereja e laranja kinkan.

Toda essa mescla de plantas e elementos proporcionam uma grande variedade de cores e formas que encantam nossa visão. Além disso, os pássaros são atraídos para produzirem lindas melodias e o vento se encarrega de dar movimento ao jardim, criando sons que estimulam nossa audição. A água também é um elemento de grande importância, principalmente se for acompanhada de fontes e cascatas que proporcionam o som tranquilizante de água corrente.

São inúmeros os benefícios que encontramos neste modelo de jardim, desde bem-estar, saúde e até mesmo, o resgate de memórias. A Novalternativa está explorando essas sensações em seus projetos, e o maior exemplo é o Villa das Hortênsias, que terá muita vegetação em seu entono e suas fachadas, além de um jardim sensorial que servirá como espaço de convivência e relaxamento aos moradores.

 

Autora:  Letícia Tomasi Debona

Arquiteta e Urbanista.